quinta-feira, 1 de março de 2012

Reformas Religiosas e Navegações


As Reformas religiosas
No século XVI, a Cristandade Ocidental passou por alterações profundas, as quais geraram novas igrejas cristãs. Até aquele momento, a Igreja Católica era hegemônica, porém, a partir dali teve a sua supremacia abalada e a sua organização alterada. A essa ruptura da unidade religiosa deu-se o nome de Reforma ou Reforma Protestante, iniciada na Alemanha por Martinho Lutero.
OS PRECURSORES DA REFORMA
Alguns católicos já defendiam a reforma católica. No século XIV, o inglês John Wyclif, professor da Universidade de Oxford, defendeu a diminuição da importância do clero e propunha a simplificação da missa e a secularização dos bens da Igreja.
No século XV, Jan Huss, professor da Universidade de Praga, criticava os excessos do clero e a hierarquia da Igreja, também defendia que os cultos deveriam ser feitos na língua local, para que os fiéis pudessem entendê-los e deles participar.

ANTECEDENTES DAS REFORMAS
A Reforma foi um movimento de caráter religioso, político e econômico, fruto das condições que caracterizaram a época moderna. Vejamos os principais fatores que levaram a esse movimento:
» enfraquecimento da autoridade papal, provocado por conflitos entre papas e imperadores;
» luxo exagerado em que viviam papa e bispos;
» despreparo de muitos clérigos, que haviam conseguido seus cargos de maneira irregular;
» descumprimento do voto de castidade por parte de vários sacerdotes;
     » venda de cargos da Igreja, de relíquias religiosas falsas e de indulgências (indulgência era o perdão, em parte ou na totalidade, do castigo temporal do pecado. Inicialmente, esse perdão era conseguido através de ações caridosas, preces, participação nas lutas para combater os infiéis. Mas a Igreja, pretendendo angariar dinheiro, passou a vendê-la por enormes quantias). Além desses fatores, também é preciso considerar o choque entre o agostinismo e o tomismo. Santo Agostinho (354-430) dizia que o destino do homem estava totalmente nas mãos de Deus. Seu conceito de salvação, baseado na predestinação, foi aceito por todos os reformadores do século XVI.
Em contraposição, Santo Tomás de Aquino afirmava que Deus dotara o homem de livre-arbítrio, com o poder de escolher o bem e afastar o mal, auxiliado pela graça divina. O tomismo havia sido incorporado à teologia oficial da Igreja Católica, a partir do século XIII.
A Igreja, condenando a usura e o lucro desmedido e pregando o justo preço, desagradava profundamente a burguesia.
Havia também o desejo de muitos príncipes e reis de se apossarem das terras e riquezas da Igreja e o ressentimento contra os tributos impostos pelo papa.
A formação do Estado moderno e o aprofundamento do espírito de nação contribuiu para que muitos governantes não admitissem mais a interferência papal nos negócios do Estado.

ATIVIDADES
1.  Explique a relação entre Renascimento e Reforma. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2. Coloque V se a questão for verdadeira e F, se for falsa.
Os fatores que influenciaram o movimento reformista do século XVI foram:
a. (   ) Conflito de poder entre reis e a Igreja.
b. (   ) Venda de cargos eclesiásticos, de relíquias religiosas falsas e de indulgências.
c. (   ) Interesse da burguesia nas terras da Igreja, na Alemanha.
d. (   ) Despreparo do clero e descumprimento do voto de celibato.

3. Assinale a questão correta.
John Wyclif e Jan Huss são os precursores da Reforma e defendiam:
a. (   ) a simplificação da missa e a hierarquia da Igreja Católica.
b. (   ) a tradição católica, com seus dogmas e sacramentos, e o término da hierarquia eclesiástica.
c. (    ) a secularização dos bens da Igreja e o uso da língua local nos cultos.
d. (   ) o uso da língua local nos cultos e a supressão da venda de indulgências.

A REFORMA LUTERANA
No século XVI, a Alemanha não era um Estado centralizado. Compunha-se de principados, ducados, condados, cidades livres, e outros territórios, dentro dos limites do maior reino da Europa cristã, o Sacro Império Romano-Germânico, cujo imperador era eleito por uma assembléia formada pela alta nobreza, denominada Dieta.
A fragmentação política colaborava para que o poder da Igreja fosse muito grande. A autoridade papal, por ser universal, praticamente unificava todos os alemães.
Na maior parte do Sacro Império desenvolvia-se a agricultura, ainda com características feudais, onde a Igreja detinha a propriedade de um terço das terras. A atividade comercial concentrava-se apenas no litoral norte e no sudeste.
Na Alemanha, o líder do movimento reformista foi o monge agostiniano Martinho Lutero, professor da Universidade de Wittenberg, que se revoltou contra a venda de indulgências, autorizada pelo papa Leão X, em 1517, a fim de obter fundos para terminar a construção da nova Basílica de São Pedro. Lutero afixou nas portas da Catedral de Wittemberg as 95 teses, em que expunha a sua doutrina, mas não evidenciava um rompimento definitivo com a Igreja. As principais teses que Lutero defendia eram:
     » a salvação pela fé: somente a fé em Deus assegurava a graça divina;
     » reconhecimento de apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia;
     » a Bíblia: a única fonte da fé e todos os cristãos deveriam compreendê-la e interpretá-la;
     » as práticas religiosas simples e com devoção;
     » rejeição da hierarquia eclesiástica e o celibato do clero.

A doutrina luterana estendeu-se com bastante rapidez por toda a Alemanha. Muitos príncipes e nobres, interessados nas terras da Igreja, aderiram ao luteranismo, iniciando uma grande revolta, confiscando as suas riquezas. Também os camponeses tornaram-se luteranos e se revoltaram.
Em 1520, o papa Leão X excomungou Lutero, que queimou a bula de excomunhão em praça pública. Para que ele se retratasse, o Imperador Carlos V convocou a Dieta de Worms. Mas Lutero manteve-se firme na sua posição, sendo condenado.
O luteranismo continuava avançando. Em 1529, pela Dieta de Spira, ficou definida a tolerância da nova religião, porém somente nos Estados que já tinham-na adotado.
Desta forma, ficava proibida a sua propagação. Esta decisão provocou protestos dos partidários de Lutero, razão pela qual passaram a ser chamados de protestantes.
Em 1530, Filipe Melanchton redigiu uma profissão de fé denominada Confissão de Augsburgo, onde estavam os princípios da doutrina luterana.
Um ano depois, os príncipes luteranos uniram-se contra o imperador Carlos V, formando a Liga de Smalkade. Esse conflito somente foi resolvido em 1555, quando foi assinada a Paz de Augsburgo. Ela representou o triunfo da nova corrente religiosa, pois se estabeleceu que cada príncipe determinaria a religião a seguir.


ATIVIDADES
1.  Copie do texto o trecho que fala sobre a organização da Alemanha, no século XVI. _____________________________________________________________________________________________________________________

2.  Por que o poder da Igreja era tão grande na Alemanha? _____________________________________________________________________________________________________________________

3. Complete.
Na maior parte do Sacro Império desenvolvia-se a _______________, ainda com características_______________ onde a Igreja detinha a ______________ de um terço das __________________

4. Assinale a questão correta.
 O motivo imediato da Reforma de Lutero foi:
a. (    ) a venda de indulgências, decretada pelo Papa Leão X para terminar a construção da
Basílica de São Pedro.
b. (   ) choque entre o agostinismo e tomismo.
c. (    ) revolta dos camponeses contra a Igreja.
d. (    ) a repercussão do teatro shakespeariano na Alemanha, criticando hábitos e costumes.

Um dos princípios da doutrina de Lutero é:
a. (    ) a salvação depende da fé em Deus.
b. (    )a salvação depende da fé e das boas obras.
c.(    ) a salvação depende da predestinação.
d. (    ) todas as questões estão corretas.

5.  Resuma o trecho do texto que explica a denominação de "protestantes" para os seguidores de Lutero. ___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Explique:
a. Confissão de Augsburgo _____________________________________________________________________________________________________________________


b. Paz de Augsburqo _____________________________________________________________________________________________________________________


A REFORMA CALVINISTA
As idéias de Lutero influenciaram outros movimentos reformistas. Na Suíça, Ulrico Zwinglio deu início a um novo movimento. Zwinglio obteve êxito relativo na parte norte daquele pais. Como os cantões do sul permanecessem católicos, seguiu-se uma guerra religiosa. As principais características da nova doutrina religiosa eram:
» justificação pela fé;
» rejeição ao celibato clerical;
» combate à veneração de imagens e negação do valor das relíquias e do poder do papa.

A obra de Zwinglio foi continuada por um francês, João Calvino, que propagou sua doutrina em Genebra, na Suíça. Entre seus preceitos religiosos, destacam-se:
» a salvação não dependia da fé ou das obras,
pois o homem já nasce predestinado à salvação
ou á condenação;
» aceitação da Bíblia como única fonte da verdade;
» exclusão do culto aos santos e às imagens;
     » combate ao celibato clerical e à autoridade papal;
» manutenção dos sacramentos do batismo e da eucaristia;
     » justificação da usura.

A doutrina calvinista teve grande aceitação entre os burgueses, preocupados com a valorização do trabalho e da riqueza, conquistada por meio do trabalho, desejáveis por Deus.
A Reforma Calvinista teve aceitação em vários países da Europa.
Na França e nos Países Baixos, os calvinistas eram chamados de huguenotes; na Inglaterra, de puritanos, e na Escócia, de presbiterianos.

ATIVIDADES
1.  Cite três pontos comuns entre os reformadores Lutero, Zwinglio e Calvino. _____________________________________________________________________________________________________________________




2.  Na questão seguinte, analise as proposições I, II, e III e assinale a opção correta:
Proposições:
I. A nobreza, a massa camponesa, os príncipes alemães, acolheram com lentidão as idéias reformistas de Martinho Lutero.
II. A Paz de Augsburgo concedia aos príncipes o direito de escolher sua religião, que deveria ser seguida pelos súditos.
III. A Dieta de Spira reconheceu o luteranismo, apesar de proibir a sua propagação.

a. ( ) se forem verdadeiras as proposições I, II, III.
b. ( ) se forem verdadeiras somente as proposições I e II.
c. ( ) se forem verdadeiras somente as proposições I e III.
d. ( ) se forem verdadeiras somente as proposições II e III.

3. Sobre o calvinismo, assinale as questões corretas.
a. (   ) O calvinismo foi a dispersão do luteranismo na Suíça por Jan Huss.
b. (   ) O calvinismo prega a salvação pela predestinação.
c. (   ) A valorização do trabalho, da vida regrada e do progresso material, defendidas pelo calvinismo contribuem para a adesão da burguesia à doutrina de Calvino.
d. (   ) O calvinismo era a doutrina adequada ao capitalismo, uma vez que além de valorizar o trabalho justificava a usura.

4. Complete:
a. Na França, os calvinistas foram chamados de __________________________________
b. Na Escócia, os calvinistas eram os ______________________________________
c. Na Inglaterra, receberam o nome de ______________________________________
d. Os calvinista aceitavam a _________________como única fonte da verdade.
e. A doutrina calvinista teve grande aceitação entre os _____________________,
preocupados com a valorização do ______________ e da ____________________










A REFORMA ANGLICANA
A Reforma na Inglaterra foi provocada por diversos fatores, dentre eles:
» a influência das idéias de John Wyclif;
     » o nacionalismo inglês, que se opunha à dominação de Roma;
     » a evasão de renda, devido aos tributos pagos pelos ingleses à Igreja;
     » a necessidade dos reis ingleses de se livrarem da influência de Roma para centralizar o poder.

O motivo que provocou a Reforma Anglicana foi o rompimento entre o rei inglês Henrique VIII e o papa Clemente VII. O monarca pretendia anular seu casamento com Catarina de Aragão. Devido à oposição do papa, o rei reuniu um tribunal composto de bispos ingleses que aprovou a anulação do matrimônio real, o que levou à excomunhão de Henrique VIII. O rei, em 1534, fez com que o Parlamento aprovasse o Ato de Supremacia, pelo qual ele era reconhecido como o único chefe da Igreja nos territórios ingleses.
O anglicanismo consolidou-se definitivamente durante o reinado de Elizabeth I, quando esta fez o Parlamento promulgar a Lei dos 39 Artigos (1562), que transformaram a religião inglesa numa combinação dos rituais católicos com a doutrina calvinista.
O monarca inglês passou a reunir os dois poderes, o material e o espiritual, o que permitiu o aumento do poder real. Baseado nessa unidade, ele (o monarca):
» suprimiu o pagamento de contribuições ao
papado;
» determinou a extinção dos mosteiros;
» nomeou bispos, vendeu os bens do clero regular aos nobres e comerciantes;
» manteve apenas dois sacramentos: o batismo e a eucaristia;
» conservou a liturgia da missa católica, porém com a supressão do sacrifício;
     » adotou a língua inglesa para o culto;
     » aceitou que somente as Sagradas Escrituras
eram fonte da fé;
     » definiu a salvação pela fé, com um peso de
predestinação.

ATIVIDADE
Coloque V se a questão for verdadeira e F, se for falsa.
a. (   ) A Reforma na Inglaterra foi uma decorrência do nacionalismo inglês.
b. (   ) 0 rei Henrique VIII conseguiu do papa a anulação de seu casamento com Catarina de Aragão.
c. (   ) O rei inglês, pelo Ato de Supremacia de 1534, é reconhecido como único chefe da Igreja, na Inglaterra.
d. (   ) O anglicanismo inglês é uma combinação dos rituais católicos com os princípios da doutrina calvinista.
e. (   ) Apesar do rompimento com o papa, o rei inglês manteve o pagamento de impostos ao papa.
f. (   ) O anglicanismo foi abolido durante o governo de Elizabeth I, na Inglaterra, visto que ela era católica.

A REFORMA CATÓLICA
O êxito das posições reformistas deu origem a uma reação da Igreja Católica.
O movimento de reação ao protestantismo e de renovação da Igreja é conhecido como Contra Reforma ou Reforma Católica, surgida da reunião dos bispos no Concilio de Trento.
As primeiras experiências efetivas ocorreram na Espanha. Os reis católicos, Fernando e Isabel, impulsionaram a reforma do clero, intelectual e moralmente, o que foi possível porque a Igreja na Espanha era dependente do Estado. Dessa maneira, as iniciativas partiram da Coroa.
Em 1545, o papa Paulo III convocou o Concilio de Trento para posicionar-se ante as críticas protestantes. Os bispos estiveram reunidos de 1545 a 1547, de 1551 a 1552 e, por fim, de 1562 a 1563. O Concilio optou pelo revigoramento da espiritualidade, para isso:
» condenou a doutrina protestante da justificação pela fé;
» proibiu a intervenção dos príncipes nos assuntos eclesiásticos e a acumulação de benefícios, pois confirmava que o papa e os bispos detinham os poderes outorgados por Jesus Cristo a São Pedro e aos apóstolos;
» definiu o pecado original;
» manteve os sete sacramentos, o celibato clerical e a indissolubilidade do matrimônio, o culto aos santos - com procissões e rezas - e as
relíquias;
» disciplinou a formação e regrou a vida dos padres, por meio dos seminários;
» confirmou que o dogma está fundado nas Sagradas Escrituras, cabendo somente à Igreja
Católica o poder de interpretá-lo, e na tradição;
» confirmou a missa como o centro do culto e, no momento da eucaristia, a presença real de
Cristo;
» determinou a publicação de um resumo da
doutrina cristã - o catecismo.

Além dessas decisões, houve a elaboração do
Index, catálogo dos livros proibidos aos católicos e o restabelecimento dos Tribunais da Santa Inquisição, adotando o nome de Tribunal do Santo Ofício, cuja finalidade era reprimir as heresias, porém acabou se tornando um órgão de repressão que combateu a liberdade individual e instituiu o terror. As pessoas acusadas eram sujeitas à tortura para confessar sua culpa.
Para o êxito da Reforma Católica foi de grande importância a participação da Companhia de Jesus, fundada em 1534, porém reconhecida somente em 1540. Essa ordem se empenhou decisivamente na reorganização da Igreja Católica, apoderou-se da tarefa de educação de importantes setores da sociedade e por meio dela combatia o protestantismo, reafirmando todos os dogmas católicos. Outro trabalho importante da Companhia de Jesus foi o da conversão ao catolicismo de grande parte dos povos indígenas e africanos no continente americano, recém-descoberto.

REFORMA CATÓLICA E ARTE BARROCA
Estilo artístico e literário, que se seguiu ao Renascimento e prolongou-se, na Europa e América, pelos séculos XVII e XVIII, estreitamente vinculado à Reforma Católica. A religiosidade é um traço predominante desse estilo.
A pintura barroca caracterizou-se pelo exagero na expressão dos sentimentos. Na construção das igrejas, predominou a sobriedade externa, a riqueza dos ornatos internos. Na Itália, o arquiteto Gian Lorenzo Bernini se destacou ao projetar a praça de São Pedro, no Vaticano.
A escultura foi marcada pela movimentação das formas, pelo realismo, porém o destaque estava na expressão de emoções violentas, imprimindo dramaticidade nas imagens.

ATIVIDADES
1.Assinale a questão correta:
(FUVEST) O Concilio de Trento, no conjunto de medidas adotadas pela Igreja Católica, no combate a Reforma Protestante estabeleceu a:
a. (   ) supressão da hierarquia eclesiástica.
b. (   ) livre interpretação da Bíblia.
c. (   ) abolição do culto aos santos.
d. (   ) criação do Índex, lista dos livros proibidos.
e. (   ) eliminação do celibato clerical.
    
2.Coloque V, se for verdadeira e F, se for falsa.
a. (   ) A Contra Reforma ou Reforma Católica teve por objetivos a moralização da
Igreja Católica e o combate ao protestantismo.
b. (   ) Em 1545, o papa Paulo III convocou o Concilio de Trento para reafirmar os princípios da Igreja Católica.
c. (   ) 0 Concilio de Trento reafirmou dogmas católicos como o sacramento do batismo, mas aboliu o celibato do clero.
d. (   ) A ordem religiosa que se destacou na Contra Reforma foi a Companhia de Jesus
e. (   ) A Inquisição ou Tribunal do Santo Oficio julgava apenas os protestantes.

3.Complete
a. O estilo artístico e literário que está ligado a Reforma Católica foi o __________________
b. As características desse estilo são: ______________________________________________________________________________

     4.   Qual foi o papel da Companhia de Jesus na reforma católica? _____________________________________________________________________________________________________________________

A expansão comercial e marítima
Na medida em que os Estados modernos iam se consolidando, os reis e a burguesia trataram de empreender novas atividades lucrativas, buscando novos produtos e mercados para solucionarem os problemas internos. Essa ânsia por lucros impulsionou a procura do caminho marítimo para o Oriente, as índias, região produtora de mercadorias de luxo e especiarias, que acabou resultando no movimento chamado Grandes Navegações. Esse movimento provocou também a conquista de terras até então desconhecidas dos europeus e a formação de impérios coloniais.

AS GRANDES NAVEGAÇÕES
Portugal foi o país pioneiro das Grandes Navegações. No final do século XV, a Espanha também lançou-se a essas atividades.
Os principais fatores que provocaram o movimento das Grandes Navegações foram:
» Necessidade de quebrar o monopólio das cidades italianas: a partir do século XI, as cidades do norte da Itália, Gênova e Veneza, passaram a dominar o Mediterrâneo oriental. A burguesia européia passou a se interessar em quebrar o monopólio italiano, mas, para tanto, era necessário descobrir um novo caminho marítimo para as índias.
     » Escassez de metais preciosos na Europa, causada pela grande quantidade de moedas que os países europeus usavam para fazer o pagamento das importações.
» Aliança entre o rei e a burguesia: essa aliança buscava uma valorização do comércio e acentuava a centralização do poder.
» Progresso técnico e científico: como o desenvolvimento da cartografia e da astronomia, o aperfeiçoamento das embarcações e a utilização da bússola e do astrolábio.

AS NAVEGAÇÕES PORTUGUESAS
As navegações portuguesas tiveram início em 1415, quando foi tomada a cidade de Ceuta, ao norte da África, um importante ponto estratégico, comercial e militar.
Gradativamente os navegantes portugueses foram avançando:
» em 1437, Gil Eanes ultrapassou o cabo Bojador; foram descobertas várias ilhas: Açores, Madeira, Cabo Verde;
» em 1488, Bartolomeu Dias contornou o extremo sul do continente africano, provando que o plano de navegação portuguesa estava certo.
» em 1497, o monarca português enviou Vasco da Gama à índia. Ele chegou em 1498 à cidade de Calicute. Estava descoberta uma nova rota marítima, que acabou com o monopólio das cidades italianas de Gênova e Veneza.

A partir daí, o controle comercial dos produtos de luxo e das especiarias ficou, durante algum tempo, nas mãos dos portugueses, entre novembro e dezembro de 1498, Duarte Pacheco Pereira aportou em terras brasileiras, nas proximidades dos atuais estados do Maranhão e Pará. Desse evento, resultou, em 1500, a viagem comandada por Pedro Álvares Cabral. O pioneirismo português foi decorrência da localização estratégica, voltada para o Atlântico, o que possibilitou o desenvolvimento do comércio e a formação da burguesia; incentivo às técnicas de navegação; poder centralizado e; situação de paz no país.

AS NAVEGAÇÕES ESPANHOLAS
Com a conquista de Granada, em 1492, a Espanha foi o segundo país europeu a adquirir condições de empreender viagens marítimas, com o objetivo de chegar às índias. Nesse mesmo ano, o navegante genovês Cristóvão Colombo, que acreditava poder atingir o Oriente pelo Ocidente, dando a volta ao mundo, teve seu plano aceito pelos reis católicos espanhóis, Fernando e Isabel.
No dia 3 de agosto, Colombo partiu do porto de Paios com três caravelas: Santa Maria, Pinta e Nina. Em 12 de outubro, a expedição desembarcou na ilha de Guanaani. Depois de alguns dias atingiu as ilhas de Cuba e Haiti.
Além dessa viagem, que resultou no descobrimento da América, a Espanha realizou outras:
»1500 - Vicente Ianes Pinzón chegou até a foz do rio Amazonas, denominando-o "mar Dulce";
»1513 - Vasco Nunes Balboa descobriu o Oceano Pacífico;
»1515 - João Dias Solís explorou o rio da Prata;
» 1519 - Fernão de Magalhães, português a serviço da Espanha, deu início à primeira viagem de circunavegação. Assassinado por nativos nas Filipinas, sua expedição passou a ser comandada por Sebastião del Cano, que completou a viagem.

PORTUGAL E ESPANHA FAZEM A PRIMEIRA PARTILHA DO MUNDO MODERNO
A concorrência espanhola nas navegações preocupou o governo português, que temia pela rota oriental que procurava e pelas terras que já havia encontrado.
A disputa entre os países ibéricos foi encaminhada ao papa Alexandre VI, que, em maio de 1493, expediu a Bula Inter Coetera. Por ela, a Espanha ficava com a posse de terras situadas a ocidente de uma linha meridiana imaginária traçada de pólo a pólo, a 100 léguas das ilhas de Açores e Cabo Verde.
O rei de Portugal, D. João II, considerando que seu país fora prejudicado, protestou contra a decisão do papa.
Diante da ameaça de Portugal, os reis da Espanha aceitaram estabelecer diretamente outro acordo, que resultou, em julho de 1494, no Tratado de Tordesilhas. Ficou estabelecido um meridiano traçado a 370 léguas a oeste das ilhas de Cabo Verde. As terras situadas a oeste desse meridiano pertenceriam à Espanha e a leste, a Portugal.
O Tratado de Tordesilhas representa a primeira partilha do mundo moderno, dividindo as terras entre as nações mais importantes naquele momento: Portugal e Espanha.
Dessa forma, Portugal ficou com o domínio de quase todo Atlântico sul, que era importante como defesa de sua rota para a índia, e abria a possibilidade de tomar posse de terras ocidentais.







ATIVIDADES
1.   Responda as questões.
a. Por que ocorreu a expansão comercial e marítima européia a partir do século XV? _____________________________________________________________________________________________________________________
b. O que foi o movimento das Grandes Navegações.'' _____________________________________________________________________________________________________________________
c. Quais foram os motivos que provocaram o movimento das Grandes Navegações? ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d. Qual foi o papel da aliança entre a monarquia e a burguesia na expansão comercial e marítima européia? _____________________________________________________________________________________________________________________
e. Qual a importância do Tratado de Tordesilhas? _____________________________________________________________________________________________________________________

2. O pioneirismo português nas navegações foi decorrência de muitos fatores.
Assinale as questões corretas:
a. (   ) localizarão estratégica, voltada para o Atlântico, o que possibilitou o desenvolvimento do comércio e a formação da burguesia.
b. (   ) incentivo dado às técnicas de navegação.
c. (    ) poder real centralizado.
d. (   ) situação de paz no país.

3. Completo.
a. As navegações portuguesas tiveram início em __________, quando foi tomada a cidade de _____________________, situada no ___________________________
b. Em 1437, Gil Eanes ultrapassou o cabo _______________________________________
c. Em 1488, __________________contornou o extremo sul do continente africano.
d. Em ________Vasco da Gama chegou em Calicute na ____________ descobrindo uma nova rota marítima.
e. Em 1500, ___________________chega no _______________________________________



4.Associe.
a.  Vasco da Cama
b. Colombo
c. João Dias Solís
d. Vasco Nunes Balboa
e. Vicente Ianes Pinzón
f. Fernão de Magalhães

(   ) deu início a primeira viagem de circunavegação.
(   ) explorou o rio da Prata
(   ) descobriu o Oceano Pacífico
(   ) descobriu o caminho marítimo para a índia.
(   ) descobriu a América.
(   ) chegou até a foz do no Amazonas, que ele chamou de "mar Dulce".

5. Assinale V. quando a alternativa for verdadeira e F, quando for falsa
a. (   ) A Espanha iniciou as Grandes Navegações, com o objetivo de chegar às índias antes dos portugueses.
b. (   ) A Bula Inter Coetera estabeleceu que a linha divisória entre os domínios portugueses e espanhóis, passaria a 100 léguas a oeste das ilhas de Açores e Cabo Verde.
c. (    ) Portugal não aceitou a decisão do papa Alexandre VI e negociou diretamente com a Espanha o Tratado de Tordesilhas, em 1494.

6. Como Portugal e Espanha fizeram a primeira partilha do mundo moderno?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


3 comentários: