segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Feudalismo 1º ano-médio

Foi um modo de produção no qual as relações sociais de produção estavam baseadas na servidão e o objetivo fundamental da produção era o valor de uso. Esse modo de produção predominou na Europa Ocidental, do século IX ao XI. Sofreu transformações, a partir do século XII, quando começou a ocorrer a desintegração lenta e gradual das relações servis de produção.

ANTECEDENTES
A partir do século III, começou a ocorrer no Império Romano um processo de ruralização e a diminuição da atividade comercial e do uso da moeda. Isso levou ao aumento do poder dos grandes proprietários de terra, os quais davam proteção às pessoas que vinham da cidade para o meio rural.
A ruralização foi resultado de uma multiplicidade de fatores:

»guerras contra os povos bárbaros;
» ataques dos árabes;
» desmembramento do Império Carolíngio, com o conseqüente fortalecimento dos senhores de terra e o enfraquecimento do poder real;
» invasões dos normandos e húngaros.

Nessas circunstâncias, os pequenos proprietários rurais cederam aos grandes as suas propriedades, acentuando a concentração fundiária.
As grandes propriedades formadas por esse processo deram origem aos feudos, na Europa medieval.

TERRA E PODER
No feudo se desenvolvia a vida econômica, social e política. A terra era a principal riqueza. A economia do feudo era de subsistência, isto é, se produzia tudo aquilo de que se necessitava. A circulação monetária era escassa e as trocas eram feitas, geralmente, de produtos in natura.

O feudo era constituído de:
» reserva senhorial ou domínio: as terras mais férteis cultivadas pelos camponeses, cuja posse era exclusiva do senhor feudal;
» terras dos servos: os lotes de terra explorados pelos camponeses, que tiravam uma pequena parte da produção para o seu sustento e de sua família e, o restante, entregavam ao senhor feudal;
» terras comuns: pastos, bosques e pântanos. Eram usadas pelos camponeses e pelo senhor. Os camponeses colhiam frutos, cortavam madeira para fabricação de móveis e de carvão.
As relações servis de produção eram predominantes. Baseavam-se nas obrigações compulsórias impostas pelo senhor aos servos, mantidas pela tradição e pelo costume. Não havia estímulo à renovação técnica, pois qualquer inovação dependia da aprovação da coletividade dos trabalhadores, o que não ocorria.
O ambiente feudal era hostil aos trabalhadores, os quais garantiam os privilégios da nobreza e do clero.

COTIDIANO E AMBIENTE MEDIEVAL
O dia-a-dia do homem medieval era regrado por uma sociedade estamental, isto é, fundamentada na origem e nas funções das pessoas, onde a mobilidade social era praticamente inexistente. Apresentava três estamentos: a nobreza, o clero e os camponeses.

As práticas sociais do poder
A nobreza se constituía no estamento dominante. Os nobres senhores feudais, tinham poder sobre as terras e as pessoas que nela viviam e trabalhavam. Apropriavam-se da produção servil, administravam a justiça, criavam e cobravam impostos, cunhavam moedas, faziam a guerra e a paz.
Havia guerras constantes entre os senhores feudais pela disputa de terras, o que gerava insegurança. Os nobres eram praticamente obrigados a buscar proteção nas relações pessoais. Por isso, criavam laços de dependência entre si, o que resultava em proteção e prestação de serviços. Essas eram as relações feudo-vassálicas ou vassalagem.
Outro estamento privilegiado era o do clero. Dividido em alto e baixo clero, dedicava-se à oração e à propagação da fé cristã. Justificava as relações feudo-vassálicas e as relações servis de produção, afirmando que havia uma natureza anterior ao homem, que definia sua posição na sociedade.
A Igreja também possuía o monopólio do saber e do conhecimento, já que conservou nas bibliotecas e arquivos dos mosteiros os documentos da cultura antiga.
Muitos reis e nobres doaram terras à Igreja, o que a tornou grande proprietária de terras. Dessa forma, membros do alto clero, bispos e abades tornaram-se senhores feudais e também se apropriavam do trabalho dos servos. A Igreja foi a única instituição que se manteve organizada no medievo.
A Igreja medieval condenava a ganância, a avareza, o egoísmo, a ânsia de acumular riquezas, combatendo a usura, ou seja, qualquer cobrança de juros. Por isso, os empréstimos a juro ficavam reservados aos não-cristãos, especialmente aos judeus.
A Igreja medieval estabeleceu, em 1183, a Inquisição, para combater as heresias populares que se multiplicavam no Ocidente.
A inquisição tinha a responsabilidade de prender, julgar e estabelecer punição para todos os que fossem considerados uma ameaça para a Igreja e a fé católica. Era comum a prática da violência e tortura, a fim de obter a confissão dos acusados.
Durante o Feudalismo, coube à Igreja Católica a manutenção da ordem, da justiça e a transmissão de conhecimentos, valores, hábitos e costumes que se constituíam nos princípios da civilização cristã ocidental.

O trabalho e os dias
Os camponeses formavam um estamento não privilegiado, responsável pela sobrevivência de toda a sociedade feudal. Dividiam-se em duas categorias: servos e vilões.
» Servos: trabalhavam a terra e estavam presos a ela, não podendo abandonar o feudo em que nasceram. Viviam em condições miseráveis, na aldeia próxima ao castelo do senhor. Habitavam choupanas, feitas de varas trançadas e barro, normalmente de apenas um cômodo. Vestiam-se e alimentavam-se mal.
» Vilões: trabalhadores livres, com obrigações definidas por um contrato de trabalho.
As obrigações servis, aplicadas tanto aos servos como aos vilões, consistiam em:
» cuidar da terra e da agricultura;
» corvéía: trabalho compulsório, nos domínios do senhor, por três dias da semana;
» talha: parte da produção devia ser entregue ao senhor, como forma de pagamento pelo uso da terra;
» capitação: tributo pago por membro da família. Recaía somente sobre o servo;
» censo: tributo pago somente pelo vilão, pelo uso da terra;
» banalidades: espécie de retribuição que os servos deviam ao senhor feudal;
» taxas de justiça: pagas pelos vilões e servos
»Mão Morta: após a morte do servo, a família era obrigada a pagar essa taxa ao senhor feudal.

As práticas políticas no tempo do feudalismo
Durante o feudalismo, o rei continuou existindo, só que não governava. Dessa forma, o suserano não tinha o poder político direto sobre o conjunto da população. Existia uma relação fundamental: a de suserania e a de vassalagem (aquele que doava o feudo era o suserano; aquele que o recebia era o vassalo). O rei, ou suserano, estava no topo, abaixo vinham: duque, marquês, conde, visconde e barão.
O poder político no período medieval tinha por princípio a justiça, a lei e o poder do representante local do rei. Por isso era descentralizado, local, pois cada senhor feudal possuía todos os poderes dentro do seu feudo e detinha os seguintes privilégios:
» posse da arrecadação dos tributos;
» aplicação da justiça, baseada no costume;
» formar milícias locais a fim de defender os domínios;
» cunhar moedas, impondo o valor.
O vassalo tinha determinados deveres, tais como:
» prestar serviço militar no exército do suserano;
» prestar ajuda financeira quando o suserano dele tivesse necessidade;
» prestar auxílio judiciário ao suserano;
» hospedar o suserano quando ele passasse por seu feudo.
» resgatar o suserano caso ele caísse prisioneiro
» contribuir com recursos para a armação de cavaleiro do primeiro filho do suserano.


ATIVIDADES
1. Assinale a questão correta.
a. No Império Romano, a partir do século III, ocorreu um processo de ruralização que resultou de:
(    ) invasões dos povos bárbaros.
(   ) ataques dos árabes.
(    ) desmembramento do Império Carolíngio, que enfraqueceu o poder real
(   ) invasões dos normandos e húngaros.
(    ) todas as questões estão corretas.




b. Guerras contra os povos bárbaros, os ataques dos árabes e as invasões normandas tiveram como conseqüência:
(  ) o desenvolvimento do comércio.
(  ) a fragmentação da grande propriedade rural.
(  ) a perda da terra pelos pequenos proprietários e a concentração fundiária.
(  ) a fuga do campo e o crescimento das cidades.
(  ) todas as questões estão corretas.
c. São características do sistema feudal de produção:
(  ) economia agrária e de subsistência.
(  ) sociedade dividida em ordens, sendo que cada uma desempenha uma função.
(  ) fragmentação do poder central.
(  ) transferência do poder do Estado para as mãos de particulares.
(  ) todas as questões estão corretas.

Complete.
a. O feudo era 
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b. A principal riqueza era
_______________________________________________________________________________________
c. O feudo se dividia em
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
d. A reserva senhorial eram as
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
e. A terra dos servos eram os
__________________________________________________________________________________________
f. As terras comuns era
___________________________________________________________________________________________

3.   Coloque V, se a afirmativa for verdadeira e F. se for falsa.
a. (   ) A sociedade feudal era estamental.
b. (   ) Na sociedade feudal havia mobilidade social.
c. (   ) A sociedade feudal era rural e agrária.
d. (   ) Na sociedade feudal, a função de guerrear era atribuída aos servos.
e. (   ) O feudo era uma concessão que um nobre fazia a outro.
f. (   ) Quem doava o feudo era o suserano.
g. (  ) Quem recebia o feudo era o servo.
h. ( ) O detentor de um feudo tinha o direito de administrar a justiça, cobrar impostos e recrutar soldados para guerra.

4.  A relação entre suseranos e vassalos implicava em direitos e deveres. Cite três obrigações do vassalo.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5.   Escreva sobre a vida quotidiana do servo, comparando-a com a vida dos trabalhadores rurais na atualidade.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. pra ver se eu acertei copiei todas as perguntas no meu caderno velho e respondi n sei se acertei me falem as respostas ai

    ResponderExcluir