quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Império Bizantino prof. Paulo Oliveira - História 1º Ano-Médio – Esc. Luiz Moschetti


O Império Bizantino ou Império Romano do Oriente, cuja capital era Constantinopla, teve sua origem em 395, quando o imperador Teodósio dividiu o Império Romano em duas partes.
Ao contrário da porção ocidental, a oriental resistiu aos ataques dos bárbaros, sobrevivendo como império independente ate 1453, quando caiu sob o domínio dos turcos otomanos.
Em decorrência da posição geográfica, sua cultura foi uma mescla de elementos orientais e ocidentais. A língua grega, o respeito ao imperador e a religião cristã eram reflexos da cultura ocidental. Por outro lado, a interferência do Estado na economia, a subordinação da Igreja ao Estado e o aparecimento de heresias marcavam a influência da cultura oriental.
A frente do Estado estava o imperador ou basileu, que tinha poder absoluto e teocrático. Era ao mesmo tempo chefe político e religioso. A submissão da Igreja ao Estado denominou-se cesaropapismo.
O imperador nomeava os governadores das províncias, os prefeitos e seus auxiliares diretos, geralmente oriundos da nobreza. Uma das maiores preocupações administrativas era a cobrança dos tributos.
O GOVERNO DE JUSTINIANO
Justiniano (527 a 565) é considerado o mais importante imperador bizantino e em seu governo, que marcou o apogeu desse império, podemos destacar:
» a expansão do império: no norte da África, na Itália e na península Ibérica;
» o direito: a revisão e codificação do direito romano;
» a construção da Igreja de Santa Sofia: que é a obra mais representativa da arquitetura bizantina;
 » a Revolta de Nika: foi a revolta de grande parte da população de Constantinopla, que estava descontente com os pesados tributos e a forma agressiva como ela eram cobrados. Em 532, o exército imperial esmagou essa revolta.
          Após o governo de Justiniano, as fronteiras do império começaram a ser ameaçadas por vários povos. Nos séculos VII e VIII, os árabes invadiram o norte da África e o sul da península Ibérica, a Palestina, a Síria e a Mesopotâmia.
Convém destacar que Justiniano impôs a conversão dos pagãos ao cristianismo e procurou restaurar a unidade do Império Romano.
             A vida cotidiana bizantina
Durante o período medieval, para Constantinopla convergiam as rotas comerciais que ligavam o Extremo Oriente e o Ocidente europeu, principalmente a
partir do século XI.
As especiarias - cravo, canela, pimenta-do-reino, gengibre, noz-moscada, açúcar - e os produtos de luxo eram armazenados em Constantinopla e, posteriormente, distribuídos na Europa por comerciantes italianos.
O Estado intervinha na economia, impondo regulamentos ao comércio e à indústria artesanal e reservando para si o monopólio da cunhagem de moedas.
Na sociedade havia grandes disparidades sociais, com predomínio do imperador e sua corte, dos grandes proprietários rurais e dos grandes comerciantes.
 O camponês e o trabalhador urbano não tinham possibilidade de ascensão social. A escravidão era adotada oficialmente e os escravos serviam para exercer os trabalhos domésticos e os serviços públicos.

A Igreja Cristã Ortodoxa
A religião dominante era a cristã, mesclada de características orientais.
O imperador, considerado sucessor dos apóstolos, tentava controlar as atividades religiosas que eram dirigidas pelo patriarca de Constantinopla.
As controvérsias teológicas deram lugar ao aparecimento de numerosas heresias. As duas principais foram:
» Monofisista: crença de que em Cristo havia apenas uma natureza, a divina.
» Iconoclasta: movimento que proibia o uso de imagens. Seus seguidores passaram a quebrar as imagens de santos das igrejas. Como na Igreja oriental as imagens eram chamadas de ícones, essa heresia tomou esse nome.
              As constantes divergências entre o papado e o patriarcado (o chefe da Igreja Cristã do Oriente chama-se patriarca) acabaram por provocar a separação entre as Igrejas do Ocidente e do Oriente. Em 1054, deu-se o Cisma do Oriente, que resultou na cisão da cristandade em:
» Igreja Católica Apostólica Romana, tendo como o chefe o papa.
              »Igreja Cristã Ortodoxa Grega, tendo como chefe o patriarca de Constantinopla.
A cultura bizantina representou uma síntese de elementos orientais e ocidentais.
» na produção Literária, mantiveram o elo de ligação com a cultura grega;                              » na pintura, predominaram os ícones de aspecto austero, em metal. Era uma arte cristã de caráter decorativo e cerimonial, imponente e rica em detalhes;
» na escultura, destacaram-se as estatuetas de marfim, de cunho religioso;
» na arquitetura, suas obras caracterizaram-se pela riqueza da ornamentação e pelo predomínio do sistema de cúpulas nas construções, dando-lhes um o caráter suntuoso.


ATIVIDADES
1. Complete.
a. O Império Bizantino ou Império Romano do Oriente surgiu no ano de ________ quando o imperador romano ____________________ dividiu o Império Romano em duas partes.
b. O Império Bizantino foi dominado pelos ___________________ em ________________

2. Coloque V, se for verdadeiro e F, se for falsa.
a. (  ) O Império Bizantino durou mais tempo porque estava mais militarizado para enfrentar os bárbaros.
b. (  ) O Império Bizantino teve duração mais longa porque seus imperadores eram muito ricos e católicos apostólicos romanos.
c. (  ) A sociedade bizantina era constituída por elementos de várias nacionalidades e etnias.
d. (   ) A cultura do Império Bizantino era uma mescla de elementos orientais e ocidentais.
e. (    ) A economia no Império Bizantino era controlada pelo Estado.

3. Assinale a questão incorreta sobre o Império Bizantino:
a. (    ) o imperador tinha poder absoluto e teocrático.
b. (    ) a língua falada pelos bizantinos era a língua grega.
c. (   ) a base econômica do império era somente a agricultura.
d. (   ) a Igreja era subordinada ao Estado.

4. No Império Bizantino, cesaropapismo significava:
a. (   ) a subordinação da Igreja ao Estado.
b. (   ) a submissão do Estado à Igreja.
c. (   ) a liberdade econômica da burguesia.
d. (    ) a submissão do patriarca de Constantinopla ao papa de Roma.

5. Associe as duas colunas
a. Heresia                         (    ) chefe da Igreja Cristã Ortodoxa.
b. Monofisista                  (   ) negação de um dogma da Igreja Católica.
c. Iconoclasta                   (   ) proibição do uso de imagens.
d. Cisma                          (    ) negação da natureza humana de Cristo.
e. Patriarca              (  ) divisão da Igreja Católica (1054) em Igreja Católica Apostólica Romana e Igreja Cristã Ortodoxa Grega.
6. Pesquise sobre a Igreja Cristã Ortodoxa Grega na atualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário